sexta-feira, 2 de novembro de 2007

DANTE GANHA PLÁSTICA DE NARIZ 700 ANOS DEPOIS DE MORRER.




21/01/2007 - 19h20


Informação dada pelo canal de notícias G1.






Ao reconstruir rosto do italiano, cientistas se surpreenderam com nariz aquilino.
Equipe se baseou em trabalho de cálculos do crânio de Dante feito em 1921.


Nariz de Dante, representado aqui por ilustração da equipe de arte do G1, surpreendeu os cientistas


Cientistas italianos fizeram uma reconstrução do rosto do poeta italiano Dante, cerca de 700 anos depois de sua morte, e tiveram algumas surpresas, sobretudo sobre seu famoso suposto nariz aquilino.

“Foi uma surpresa para mim também”, disse o professor Giorgio Gruppioni, um antropólogo do campus da Universidade de Bolonha em Ravenna, a cidade do Adriático onde Dante foi enterrado.

Gruppioni disse que o projeto multidisciplinar descobriu que Dante provavelmente tinha um nariz de papagaio, que era gordinho em vez de pontudo, e torto em vez de reto, quase como se ele tivesse levado um soco.

“Todos nós tínhamos uma idéia de como era a fisionomia de Dante. Mas se a reconstituição estiver certa, prova que seu rosto era diferente”, disse ele. “Ele se parecia mais com um homem comum, um homem das ruas”.

As concepções populares do rosto ou do perfil do autor da "Divina Comédia" – considerada uma das maiores obras literárias do início da Renascença – sempre foram ditadas pelas interpretações de artistas.

Segundo Gruppioni, a maioria foi feita depois de sua morte, em 1321, e muitas são o que ele chama de “interpretações psicológicas” póstumas da forma que os artistas acreditavam que o rosto do mestre da língua italiana deveria se parecer.

Existem numerosas “máscaras mortuárias” atribuídas a Dante, mas os historiadores acreditam que elas provavelmente foram esculpidas depois de sua morte. “Nenhum rosto humano poderia suportar a feitura de 30 máscaras mortuárias”, disse Gruppioni.

A equipe de cientistas baseou seu trabalho em cálculos do crânio de Dante feitos pelo professor Fabio Frassetto em 1921, na única vez em que a ossada foi removida da cripta. Frassetto tomou medidas precisas e, secretamente, fez um molde de gesso.



Nenhum comentário: