sábado, 3 de novembro de 2007

CEIA DE NATAL NA ÁSIA TEM MORCEGO, CÃO E RATO DE JARDIM.




28/12/2006 - 16h54m Reuters




Informação dada pelo canal de notícias G1.




Cães, morcegos, frango frito de uma rede de fast food e peixes assados deram o ar da graça nas ceias do Sudeste Asiático neste Natal, festividade celebrada com muita animação e pouco peru nesta região cuja maioria dos moradores não é cristã.

O Dia de Natal é visto como um festival estrangeiro em muitos países asiáticos, mas isso não impede que muitas pessoas cozinhem banquetes de iguarias locais desconhecidas no Ocidente.



Na Indonésia, o país muçulmano mais populoso do mundo, que também tem uma considerável comunidade cristã, a ceia de Natal inclui iguarias como porco ensopado no sangue e carne de cachorro.



"Normalmente fazemos uma festa de família na casa dos nossos pais ou sogros depois da missa de Natal", diz Ermida Simanjuntak, uma cristã da Indonésia. "Não trocamos presentes, usamos esta data mais para nos encontrarmos e conversarmos."



Mais a leste, na Ilha de Sulawesi, alguns cristãos de Manado degustam kawok, ou ratos de jardim, cozidos com alho e pimenta, e paniki, ou morcegos, preparados com leite de coco. "Carne de paniki tem quase o mesmo gosto que a de kawok, mas tem mais músculo", diz o manadense Stephen Lapian. "Mas se você quebrar o ossinho do braço da forma errada, ele fica muito malcheiroso", avisa.



No Japão, muitos procuram a rede de fast food KFC no Natal - isso mesmo, o KFC. As redes de fast food fazem um grande sucesso durante o período de Natal, com alguns restaurantes recusando clientes em 24 de dezembro se eles não tiverem feito reserva.



"No período de 23 a 25 de dezembro, as vendas chegam a dez vezes mais do que os níveis normais", diz Sumeo Yokokawa, relações públicas do KFC Japão.



A tradição de consumir KFC no Natal começou em 1974, depois que um cliente estrangeiro disse, a um gerente de loja, que estava comprando frango frito porque não conseguia achar peru no Japão.



Suas palavras inspiraram uma campanha de vendas que valeu o investimento. "A moda na época era ter um Natal bem ao estilo americano", diz Yokokawa. "Então passamos a oferecer o frango junto com uma garrafa de vinho e isso se tornou muito popular."



Presunto chinês doce é um dos quitutes mais populares para a ceia de Natal nas Filipinas, onde os mais abastados servem peru ou porco assado. Os filipinos se orgulham de celebrar o mais longo Natal no mundo, com decorações natalinas que começam já em setembro.



Apesar de o Natal ser um dia de trabalho normal na China oficialmente ateísta, grandes hotéis em Beijing e Shanghai oferecem luxuosos almoços e jantares. Muitos restaurantes menores também entram no espírito, com funcionários usando gorros de Papai Noel e janelas decoradas com enfeites, coisa impensável durante a época de Mao Tse-Tung.



Mais ao sul, na Austrália, onde o Natal cai em pleno verão, o almoço contém frutos do mar e salada. Pratos típicos do Natal incluem camarões ou lagostas, seguidos de peixes grelhados, acompanhados de carnes frias.



"Quanto mais a temperatura sobe, menos as pessoas querem ficar dentro de casa, cozinhando num forno", disse Louise Nock, gerente de um mercado de peixes.



Entre as sobremesas, há a bibingka filipina - uma torta de arroz à base de ovo, coberta com queijo e coco - e até uma torta de arroz e frutas ao estilo português em Bangladesh. No Japão, muitas famílias optam por um bolo simples coberto com creme fresco e morangos.




OBS: Ver foto acima das Mulheres vietnamitas vendem cachorro assado em mercado de rua de Hanói

Nenhum comentário: