sexta-feira, 2 de novembro de 2007

INGLESES ADEREM À COZINHA DE ALUGUEL.




31/12/2006 - 14h44m


Inmformação dada pelo canal de notícias G1Reuters




Uma refeição é preparada na cozinha do ''Dinners Made'' em Londres, em 18 de dezembro


Por Kate Kelland
LONDRES - Patti Coulthard é uma inglesa solteira com uma agenda de trabalho frenética, que adora convidar os amigos para jantares e variar o cardápio em cada ocasião.
Mas, em vez de passar horas em supermercados, mercearias, peixarias e açougues, e depois virar escrava do fogão, ela optou pelo novo conceito de cozinha da Inglaterra - a chamada “prep kitchen”, ou cozinha preparada, da Dinners Made.
A idéia é simples. Você reserva uma sessão numa cozinha impecável, onde seu trabalho se resume a escolher um prato e prepará-lo. Toda a parte chata e trabalhosa fica por conta da empresa: uma ajudante faz as compras, pica ingredientes e lava a louça. No cardápio, cada prato vem com instruções passo-a-passo.
Alguns minutos depois de chegar à Dinners Made em Richmond, a oeste de Londres, Coulthard já está vestida com o kit de avental e luvas de látex e ocupada em temperar filés de peixe com tarragon, dill, pimenta do reino e azeite de oliva.
“Se você não tem muito tempo, isso é simplesmente fantástico”, disse ela à Reuters. “Todos os alimentos são frescos, você sabe exatamente o que está acontecendo, e o sabor é ótimo”.
Menos de meia hora mais tarde, Coulthard vai para casa com seis porções de peixe com creme de pimenta vermelha para seus convidados - enquanto os funcionários da cozinha já estão limpando, lavando e cortando os ingredientes frescos para o próximo cliente.
O conceito de cozinhas preparadas foi introduzido nos Estados Unidos há cerca de cinco anos, e mais de 1.000 cozinhas desse estilo já abriram nos últimos anos.
Cozinha industrial
Os fãs da idéia dizem que é divertido criar quantidades relativamente grandes de comida saudável por um bom preço - a uma média de 3 libras (cerca de US$ 5,90) por pessoa.
Steve Cox, sócio de Lloyd e chefe de cozinha responsável pela loja inaugural da Dinners Made, diz que é uma idéia oportuna que vai preencher um nicho crescente no mercado de alimentação britânico.
Isso por que, segundo ele, o governo britânico quer incentivar formas de alimentação mais saudável para evitar as crescentes ameaças de obesidade e diabetes. “Nosso alvo são as mamães gulosas e profissionais ocupados, mas também, por causa do preço, é uma boa opção para famílias normais que querem comer comida caseira com qualidade de restaurante”, disse ele à Reuters.
“Nossa principal vantagem é que os alimentos são frescos - você pode ver isso, sentir, cheirar, tocar - você sabe exatamente o que foi colocado em cada prato porque é você quem prepara”.
Cox, que também é dono do restaurante Lone Star em Barbados e se define como um consultor de alimentação, rejeita as críticas de que Dinners Made não é nada mais do que uma linha de produção.
“Há também um pouco de aprendizado”, diz ele. “E as pessoas podem experimentar aqui coisas que elas nunca fariam em casa”
“Temos um suflê de espinafre e parmesão em nosso menu. A maioria das pessoas iria pensar ‘Meu Deus, um suflê! Nunca vou conseguir fazer isso’. Mas você segue as instruções e pode levá-lo para casa para congelar ou prepará-lo na hora”.







Nenhum comentário: