sexta-feira, 2 de novembro de 2007

COSTUREIRAS POLONESAS USAM RENDA QUE JÁ VESTIU O PAPA PARA FAZER CALCINHA.




30/01/2007 - 12h53


Informação dada pelo canal de notícias G1, em São Paulo, com informações da AFP






"Isso é uma humilhação", dizem os católicos mais fervorosos.
Religiosos, poloneses acham que renda não deve ser usada "no traseiro das pessoas".


Polonesas usam renda 'sagrada' para fazer calcinhas


Diante do declínio da procura por suas rebuscadas toalhas e guardanapos, as rendeiras de uma comunidade tradicional polonesa descobriram que a solução para seus problemas estava na... calcinha.

A idéia de produzir calcinhas de renda deu vida nova à bicentenária indústria têxtil de Koniakow.

"As peças tradicionais estavam muito caras e não vendiam mais. Uma amiga disse, brincando: 'Por que vocês não começam a fazer fio-dental?'", disse a artesã Malgorzata Sanaszek. "Ela fez uma para mim e depois para outras amigas. Foi um sucesso."

A revolução das calcinhas provocou a ira em muita gente. Os poloneses são católicos fervorosos. "Nossa renda é conhecida em toda a Polônia. Fornecemos para o Papa João Paulo II, para a rainha da Inglaterra e para o altar de igrejas", disse Mieczyslaw Kamieniarz. Sua família está no ramo há cinco gerações.

"É vergonhoso e humilhante ver que a mesma renda está sendo usada agora no traseiro das pessoas."

As peças já estão sendo comercializadas até pela internet. "Fazer uma calcinha fio-dental é muito mais fácil", comemora Krystyna Kaisar. Uma toalha leva de uma semana a seis meses para ficar pronta. A calcinha não leva mais que um dia, e custa 38 dólares (81 reais).




Nenhum comentário: