

Estudo da empresa mostra que cada descarga consome 1 litro.
Estratégia é incentivar passageiros a se aliviarem antes do vôo.
PEQUIM - Uma companhia aérea chinesa calculou que é necessário um litro de combustível para dar uma descarga a 30.000 pés e está incentivando os passageiros a irem ao banheiro antes do embarque.
Como as companhias aéreas da China sofrem crescente pressão para cortar os gastos com combustível, a mais recente estratégia da China Southern é recomendar que os passageiros "aliviem-se antes de embarcarem na aeronave", declarou a agência de notícias Xinhua na quinta-feira. "A energia gasta numa descarga é suficiente para um carro econômico rodar pelo menos 10 quilômetros", teria afirmado o capitão Liu Zhiyuan, acostumado a fazer a rota entre Hangzhou e Pequim.
Citando uma pesquisa realizada pelo departamento de logística da empresa, Liu afirmou que carregar um quilo de itens como cobertores e travesseiros no ar durante uma hora gasta 0,2 kg de combustível. "Isso significa que os cobertores e travesseiros a bordo da aeronave consomem 60 toneladas métricas de combustível por dia. Se cada assento é suprido com três revistas de 450 gramas, outras 60 toneladas métricas serão consumidas", explicou Liu.
Outra técnica de economia em custos irá manter 47 milhões de yuan (US$6 milhões) por ano nos cofres da companhia aérea, estimou a Xinhua.
"A empresa solicitou à equipe de logística que encha o tanque de água ocupando apenas 60% da capacidade".
Na primeira metade do ano, o "prejuízo agregado" das companhias aéreas chinesas foi estimado em cerca de 3 bilhões de yuan, informou a Xinhua.
Nenhum comentário:
Postar um comentário