quinta-feira, 1 de novembro de 2007

ORANGOTANGO PROFÍGIO JOGA VIDEOGAME E FAZ PINTURAS.




18/04/2007 - 12h40
Informação dada pelo canal de notícias G1, em São Paulo, com informações da AP




ATLANTA, EUA - O orangotango Berna, de 4 anos, é uma fera no computador. Ele herdou da mãe, Madu, a capacidade de fazer o que até para muitos humanos é um verdadeiro desafio: ambos jogam videogame e desenham pelo computador.




O orangotango Berna fazendo uma das coisas que mais gosta: jogar viedogame. (Foto acima: AP)


Berna e Madu são orangotangos da Sumatra, na Indonésia, que estão atraindo visitantes e estudiosos ao Zoológico de Atlanta, nos EUA.

Os pesquisadores avaliam a capacidade cognitiva dos primatas enquanto os curiosos acompanham o que eles fazem em outra tela, colocada em frente à jaula.

Em um dos jogos, eles têm de escolher fotos idênticas e relacionar sons com as respectivas imagens. Respostas certas são premiadas com porções de comida. Os comandos são acionados por toques na tela.

Outro jogo permite que eles façam desenhos movendo as mãos ou outras partes do corpo sobre a tela. Depois, os desenhos são impressos e ficam expostos ao público.




Os responsáveis pela experiência esperam que isso aumente a consciência mundial em relação à rápida queda do número de orangotangos selvagens - eles podem se extinguir já na próxima década.

"Quanto mais conhecermos os processos cognitivos desses animais, mais saberemos sobre o que eles precisam para sobreviver na natureza", afirmou Tara Stoinski, gerente de parcerias para conservação de espécies do zoológico. "Isso nos permite mostrar ao público como eles são espertos."

Os criadores da nova diversão da macacada são voluntários da IBM e pesquisadores do Centro de Neurociência Comportamental de Atlanta.

Nenhum comentário: