domingo, 28 de outubro de 2007

CAMELOS PARTICIPAM DE CONCURSO DE BELEZA NA ARÁBIA SAUDITA.




29/04/2007 - 13h59 - Atualizado em 29/04/2007 - 14h18
Informação dada pelo canal de notícias G1,Reuters






País organizou evento milionário para eleger o animal mais bonito.
Religião islâmica não permite concurso de mulheres.


Na última semana de abril, a tribo Qahtani, no oeste da Arábia Saudita, organizou um concurso para eleger os mais belos camelos e "camelas" da região, a 120 quilômetros da capital, Riad.





Bonitos camelos na Arábia Saudita (Foto: Reuters)


Os competidores tinham belos olhos, pernas longas e muitas curvas, mas as semelhanças com as misses humanas paravam por aí. Em vez de julgar busto, cintura e quadril, os juízes tinham que observar a forma do focinho, o tamanho do pescoço, a firmeza das orelhas, o brilho do pêlo e a inclinação das corcovas.

Os camelos concorriam em quatro categorias diferentes, conforme a raça. As fêmeas vestiam um cinto de castidade para evitar saliências dos machos mais desinibidos. Os organizadores investiram US$ 2,7 milhões (R$ 5,5 milhões). Os donos dos melhores animais concorriam a 72 automóveis.

"Os beduínos árabes estão historicamente ligados aos camelos, e querem manter essa tradição. A importância da competição é ajudar a preservar a pureza das raças", disse Sheikh Omair, um dos líderes da tribo. "Temos mais de 250 proprietários participando com mais de 1.500 camelos", completou, debaixo de uma gigantesca tenda onde seria realizada a premiação final.

No decorrer dos séculos, o camelo serviu de alimento, transporte e máquina de guerra para os povos árabes. Foi fundamental para as conquistas no Oriente Médio e norte da África 1.400 anos atrás. Outro motivo para a troca das mulheres pelos camelos na passarela é o fato de a religião oficial do país, o islamismo, proibir a participação de moças em concursos de beleza.

Nenhum comentário: