sexta-feira, 26 de outubro de 2007

PROIBIÇÃO DE FUMAR EM BARES ENFURECE DONO DE ´´CAFÉ COM MACONHA´´ DE AMSTERDÃ.






Países europeus vão banir o cigarro em restaurantes a partir de 2008.
Coffee shops da Holanda que vendem maconha querem ficar de fora.
30/04/2007 - 12h44 - Atualizado em 30/04/2007 - 20h24
Informação dadapelocanal de notícias G1, em São Paulo, com informações da Reuters
Países da União Européia estão se preparando para banir o cigarro de restaurantes, bares e cafés a partir do início de 2008. Mas em Amsterdã, na Holanda, proprietários e freqüentadores das coffee shops onde o consumo de maconha é liberado estão dispostos a enfrentar a nova lei. Até parlamentares querem proteger esses estabelecimentos, considerados atrações turísticas internacionais.
O político conservador Michael Veling, dono do café De Kuil e porta-voz da organização de varejistas de canábis, desafiou: "É ridículo pensar que a proibição será o fim das coffee shops. Aqui você pode trazer salsinha ou uma meia velha, picar e fumar que ninguém vai falar nada".

Além disso, diz ele, há maneiras de driblar a proibição de acender um cigarro (de tabaco ou maconha). Uma delas é o "volcano" (vulcão): uma geringonça que aquece o fumo e solta a fumaça dentro de um balão transparente, passando por um funil metálico. O consumidor compra o balão e inala a fumaça. "Em dias bons, quando a casa está cheia de americanos, vendemos 100 ou 200 balões", declarou Michael, já um senhor de 50 anos.

Sentado perto da porta de entrada, com um sorriso de orelha a orelha e pupilas dilatadas, o tcheco Pavel Kotrba, cliente do De Kuil, afirmou: "Se a proibição rolar, eu fumo meu baseado ali na rua, sem problema".

Na Holanda, a posse de até 5 gramas de maconha não é crime. Os mais de 700 cafés autorizados pelo governo podem ter em estoque até 500 gramas da erva.

Recentemente foi proibida a venda simultânea de maconha e bebidas alcoólicas. Mas agora a maioria dos parlamentares da Holanda se diz contrária à proibição de qualquer tipo de fumo nas coffee shops.




Freguês inala vapor de maconha em um "volcano" (Fotoacima: Reuters)

Nenhum comentário: