sexta-feira, 26 de outubro de 2007

HOSPITAL CHINÊS CONFUNDE CHÁ COM URINA.






Repórter encheu vidrinho com chá e levou para fazer exame.
Médico não percebeu a diferença e ainda receitou remédio caro.
21/04/2007 - 10h04 - Atualizado em 21/04/2007 - 14h57
Informação dada pelo canal de notícias G1,Da France Presse
Para testar a qualidade dos hospitais da China, um repórter de televisão se passou por paciente e, na hora de entregar a amostra de urina para os exames, enchia o vidrinho com chá. Metade dos hospitais testados não percebeu a diferença - e os médicos de plantão até receitaram remédios caros para o jornalista.

Recentemente, o repórter ganhou as manchetes do país depois de usar essa tática em dez hospitais de Hangzhou, capital da província de Zhejiang. Ele queria desmascarar as práticas corruptas do sistema de saúde da China, onde médicos e hospitais são acusados de pôr os lucros à frente da preocupação com a saúde dos pacientes.

Cinco dos hospitais investigados disseram ter descoberto problemas em sua "urina" que requeriam tratamento, e prescreveram remédios que custam mais de US$ 25 (R$ 50). Muitos trabalhadores chineses precisam trabalhar uma semana para ganhar essa quantia.

A reação das autoridades foi rápida e surpreendente. Em declaração à agência oficial de notícias Xinhua, o ministro da Saúde, Mao Qun'an, condenou as técnicas de investigação usadas pelo repórter, dizendo que elas feriram o código de ética do jornalismo e mancharam a reputação dos médicos.

"O objetivo dele deveria ser melhorar o serviço médico do país, mas o que ele fez teve efeito contrário", disse o ministro. "Se a população começar a levar outros líquidos - como cerveja - para os exames, os hospitais terão que criar um novo procedimento para saber se aquela amostra é mesmo de urina, o que vai complicar um procedimento que até então era simples", completou.


O ministro disse ainda que talvez o chá tivesse elementos químicos semelhantes ao de urina infectada. Médicos, químicos e outros jornalistas ridicularizaram essa possibilidade.

"Os comentários de Mao desviam a atenção de problemas enraizados em nosso sistema de saúde", escreveu Cao Lin, respeitado colunista do site Sina.com.cn. "Os médicos nunca deveriam ter receitado um remédio tão caro para uma simples infecção sem fazer um exame físico completo no repórter."


OBS: Veja acima o que a Editoria de arte do G1 imaginou como seria a troca de urina por chá (Ilustração: G1)

Nenhum comentário: