terça-feira, 30 de outubro de 2007

SERÁ QUE O SERTÃO VAI MESMO VIRAR PETRÓLEO?







E&P-BA perfura poço no Raso da Catarina.

Em Agosto de 1995 diante de inúmeros comentários sobre a perfuração de um poço de petróleo no Raso da Catarina, a 67 quilômetros de Paulo Afonso-Ba, propriadamente em área pertencente ao município de Rodelas-Ba, a já extinta Gazeta da Bahia de Paulo Afonso foi ver de perto naquela época como estava sendo processada a perfuração e constatou que as informações tinham fundamento. A perfuração vinha sendo realizada pela E&P-BA. Os funcionários se revesavam dia e noite dentro de uma gigantesca estrutura, numa constanet luta em busca do ouro negro. O Sr. Wellington Jansen, da E& P-BA, [Salvador-BA] concedeu naquela época, á redação da Gazeta da Bahia, as seguintes informações sobre o poço malhada Branca:


E&P-BA DE OLHO NO FUTURO
Além de procurar atingir metas de aumento de produção de reservas á curto e médio prázos, a E & P-BA tmabém desenvolve ações visnado a sobrevivência da unidade a longo prázo. Com esta estratégia foi iniciada a perfuração do poço 1-BA [Malhada Branca], dia 06 de agosto de 1995, na bacia do Tucano Norte, uma das áreas de novas fronteiras exploratórias. O poço localiza-se no município de Rodelas, a 67 quilômetros da ciadade de Paulo Afonso, distante 547 km de Salvador. Na ocasião a perfuração encontrava-se a750 metros de profundidade. Os reservatórios eram esperados apartir de 2900 metros, com profundidade final prevista de 4700 metros. O custo daquele época estava orçado em U$$ 4,2 milhões [quatro milhões e duzentos mil dólares da época] e o volume médio de petróleo recuperável a ser descoberto poderia atingir naquela época 5,9 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 37 milhões de barris, em média. A perfuração deste poço pioneiro foi precedida por uma campanha de geoquímica de superfície, que apresentou resultados animadores com relação á possibilidade de ter ocorrido geração e migração de hidrocarbonetos na bacia. Em caso de sucesso, este poço deve abrir exelentes pespectivas de um ganho potencial para a companhia, com a abertura de uma nova petrolífera.





E&P-BA aprova tecnologia pioneira no Brasil.

A Gerência de Reservas e Reservatórios [GERET] e a Gerência de Produção [GEPRO] aprovaram a perfuração de cinco poços radiais, sendo quantro no campo de Candeias-Ba aproveitando poços já existentes- e um novo em Bom Sucesso-Ba.

Esta tecnilogia pioneira no Brasil e com vasto campo de aplicação na bacia do Recôncavo baiano, é semelhante á de poços horizontais. Ela permite a perfuração de mais de um treço horizontal, reduzindo o número de poços necessários e almentando a a área de drenagem dos reservatórios aproveitando enclusive, poços já existentes. Contribuirá, sobremaneira, para a redução de custos dos investimentos. Além dos poços radiais, também foram aprovados para perfuração dois poços delgados, em Maringá-PR, e Buracíca-SC. Estes poços possuem menor diâmetro em relação aos convencionais, proporcionando economia de 30 a 80%, a depender da profundidade e um poço horizontal em Buracica.

OBS: Veja na foto n° 1 acima, tirada na época deste fato, os engenheiros da E&P-BA, recepicionando o Sr. Zé Ferreira [ao centro] em frente á perfuratríz da Petrobras. Os encarregados foram receptivos com a equipe da Gazeta da Bahia.









Ôpa, mas peraê. Cadê o petróleo em Rodelas?

Cadê os caminhões transportando o petróleo?

Cadê os comerciais do governo federal que nas campanhas políticas prometem verbas prá as bacias de petróleo em todo o Brasil, menos prá Rodelas e Paulo Afonso?

Cadê as campanhas de produção e venda de petróleo em Rodelas e Paulo Afonso?

Será que desistiram do projeto?

Será que o ibama interditou este projeto na Reserva ecológia do Raso da Catarina e simplismente a mídia calou a boca e esqueceu o assunto?

Cadê os concuros públicos do governo prá o povo de Rodelas e Paulo Afonso arrumar emprego na Petrobras daqui que não se sabe nenhuma notícia a seu respeito?

Eu o Reporter Amador Anônimo só vejo ofertas de empregos nos concursos públicos prá o povo de Paulo Afonso e região arrumar emprego em Camaçarí-Ba, Salvador-Ba, Aracaju-Se, Macaé-RJ, e na Bolívia.

Mas, cadê as vagas prá empregos do petróleo em Paulo Afonso?





Alguém saberia nuns dizer que fim levou o petróleo daqui?




Um comentário:

Unknown disse...

olá, eu sou Rodrigo Almeida, sou filho de Rodelas-BA,sou estudante de engenharia da UNEB, gostei muito de sua reportagem; pois até então eu não sabia que a petrobras tinha fazido testes de prospecção de petroleo em minha terra; acho que o povo e rodelas nem sabe disso,infelismente o governo faz coisas na surdina,tudo porque a nossa região esta no semi-arido,e por isso é esquecido.Se vc souber mais de alguma coisa, faça uma postagem.Obrigado