terça-feira, 23 de outubro de 2007

CUIDADO COM OS LADRÕES DE CACHORROS.




Cachorros são alvo de criminosos nos Jardins










Caso de roubo de cão da raça maltês há 40 dias gerou medo em moradores da região.
Campanha boca-a-boca alerta donos de animais e alguns deixaram de passear pelo bairro




14/10/2007 - 07h52


Informação dada pelo canal de notícias G1.


Reportagem de Luciana Bonadio Do G1, em São Paulo


Cãezinhos bem-tratados e valiosos são o novo alvo de criminosos nos Jardins, Zona Oeste de São Paulo. Depois do roubo em setembro de uma cachorra da raça maltês na Alameda Lorena, os moradores da região fazem uma campanha boca-a-boca para alertar os donos dos animais.

A vítima foi a cachorrinha Guini, que pertencia a uma publicitária de 33 anos. Ela passeava com a maltês de seis meses pela Alameda Lorena por volta das 19h quando um homem levou o animal. “Eu estava andando na rua, um cara colocou uma arma na minha cabeça e exigiu minha cachorra”, contou a publicitária, que pediu para não ter o nome divulgado.

Nada além de Guini foi levado pelo criminoso, que estava acompanhado de uma mulher. “Ele me jogou no chão porque eu tentei reagir. Eu estava com um saco plástico na mão e ela (cachorra). Este roubo foi uma coisa muito doída para mim”, disse. A publicitária passou 40 dias em busca de Guini, colocou faixas na região, mas não conseguiu reencontrar a maltês.

A dona de Guini disse que chegou a ir à delegacia, mas não registrou boletim de ocorrência. “Fui até a delegacia e ninguém deu bola para mim, ninguém estendeu a mão”, afirmou. O G1 entrou em contato com as duas delegacias da região, o 78º Distrito Policial, nos Jardins, e o 15º DP, no Itaim Bibi. Em nenhuma delas houve registro de casos semelhantes este ano.

Apesar disso, histórias sobre outros casos se espalham pela região. “Tem um bandido por aqui roubando cachorros. As senhoras de idade estão apavoradas, com medo de sair com os cãezinhos”, afirmou a presidente da Sociedade dos Amigos e Moradores de Cerqueira César/Jardins (Samorcc), Célia Marcondes.

Em um pet shop na Alameda Campinas, os clientes foram avisados sobre o roubo de cães. “Por serem meus clientes, eu tenho a obrigação de zelar. Inclusive, a gente ficou sabendo de outros casos em outros pet shops. A informação circula. Agora você anda na rua e quase não vê cachorro”, disse Luciana Alcântara Sales, proprietária da loja.

Célia Marcondes diz que, amedrontada, a mãe dela não sai mais sozinha para passear com o cachorro. A publicitária comprou um novo cão, da mesma raça de Guini, e diz temer um novo roubo. “Todo mundo passeia naquele horário, eu imaginei que fosse uma coisa natural. Agora eu estou totalmente paranóica. Eu não saio mais de casa.”

O delegado João Costa, do 15º DP, disse que é muito importante registrar um boletim de ocorrência em casos como o da publicitária. “Além de ser algo de valor, é algo com um valor sentimental imenso. Eu tenho um cachorrinho e, se me furtarem, com certeza eu vou fazer um boletim”, sugeriu.










Outro caso




O engenheiro Otávio D’Urso Filho, de 53 anos, viveu um drama semelhante no ano passado. O poodle Bilu foi seqüestrado enquanto eles passeavam na região. “Eu saí em uma manhã e fui comprar jornal. Na hora que fui pagar (o jornaleiro), eu soltei a coleira. Quando olhei, o bicho não estava mais”, contou.

Bilu circulava sempre com uma coleira com o nome e telefone dos donos. Depois do sumiço, Otávio diz ter recebido um telefonema com o pedido de resgate. “Eu pensei que a pessoa tinha achado e estava fazendo uma gentileza. Ofereci R$ 100, R$ 150. Mas ele disse que queria R$ 5.000.”

O engenheiro ligou para o número registrado no celular e descobriu que a ligação foi feita de um telefone público no bairro do Belém, na Zona Leste de São Paulo. Ele contratou um detetive, que encontrou o cachorro após 15 dias de “cativeiro”. “(O detetive) foi no Belém, fez em um trabalho e conseguiu localizar o cachorro”, disse. Segundo Otávio, ninguém foi preso.

Os donos dos animais ficaram impressionados com os crimes. “Levar o seu cachorro é uma coisa que não entra na minha cabeça”, conta a publicitária. Otávio diz que não sossegou até reencontrar Bilu. “Nervoso, eu não dormia, não comia, entrei em parafuso. Até calmante eu tomei.”

A presidente da Samorcc diz que a situação chegou ao extremo na região e desabafou. “Eu acho que nós estamos chegando ao ridículo neste país. Em um bairro destes, que deveria ter segurança, nós estamos inseguros até para passear com o cão.”





Nenhum comentário: