sexta-feira, 28 de setembro de 2007

POLICIA ROUBANDO A PRÓPRIA POLÍCIA.











Quarta-feira, 19 de Setembro de 2007.

Informação dada pelo Jornal da TV Globo.

Furtos na delegacia

Em Pernambuco, policiais bandidos foram flagrados desmanchando um carro na própria delegacia encarregada de combater o roubo e o furto de veículos.

Centenas de carros lotam o pátio da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos; a maioria é sucata, mas também há carros novos, roubados e depois recuperados pela polícia. Os policiais deveriam ser os responsáveis pela guarda do patrimônio alheio – mas em vez disso, dois deles estavam retirando peças dos carros. Eles só não contavam que a ação estivesse sendo filmada.

A gravação foi feita pelo telefone celular de um outro policial, que desconfiou do movimento dos colegas. Nas imagens, dois agentes se aproximam de um carro e, em seguida, um deles retira o banco do motorista e o carrega até perto do muro; depois, sai do pátio.


Também estão sendo investigados o comissário que autorizou a entrada dos agentes e o policial do plantão, que presenciou a ação ilegal e nada comunicou aos superiores.

O delegado titular de roubos e furtos de veículos disse que não se surpreendeu com a ação dos subordinados. "Tem uma frase interessante que eu digo sempre, não me lembro de quem é, que diz o seguinte: ‘nada do que é humano é estranho’", justificou Zanelli Alencar.

O gestor de polícia especializada de Pernambuco, Osvaldo Moraes, contou quais providências foram tomadas: “Primeiramente, o afastamento da delegacia, de imediato. Depois, a comunicação do fato à corregedoria e a instauração de inquérito policial para apurar a responsabilidade penal”.

A corregedoria-geral de polícia também entrou na história. “Iremos abrir um processo disciplinar para que os policiais tenham direito a ampla defesa, mas acredito que do jeito que a situação está provada, possivelmente eles serão punidos", afirma o corregedor Raimundo Silvany.

Nenhum comentário: