sexta-feira, 28 de setembro de 2007

EXIGE-SE SORRISO.




Terça-feira, 18 de Setembro de 2007.
Informação dada pelo Jornal da Globo da TV Globo.
Exige-se sorriso

Se você tem planos de prestar concurso para a Guarda Municipal no Rio de Janeiro, vá para frente de um espelho, abra a boca e conte os dentes: o edital diz que o candidato precisa de 20.

Para ser guarda municipal do Rio e ganhar um salário de R$ 541, não basta ter bom preparo físico e seriedade: é preciso ter um sorriso bonito, com pelo menos 20 dentes – dez na arcada superior e dez na arcada inferior.

De acordo com uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz, 26 milhões de brasileiros já perderam todos os dentes. Os números do ministério da Saúde mostram que 28% dos adultos já tiveram todos os dentes extraídos de uma das arcadas.

Para o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Rio, Afonso Fernandes Rocha, a exigência é injusta. “O critério deveria ser um critério mais racional em termos de realidade brasileira”, opina.

A Guarda Municipal diz que a exigência é menor do que a de outras corporações ligadas à segurança, como as Forcas Armadas e a Polícia Militar.

De acordo com a assessoria da Guarda, não é necessário que os 20 dentes sejam naturais; quem usar prótese não será desclassificado. Mas o edital não é claro : diz que será considerado inapto o candidato que tiver menos de dez dentes em cada arcada.

A PM é bem mais rigorosa: não aceita dentes cariados, quebrados ou ausência de dentes da arcada superior. Pelo edital do concurso, a boca do futuro policial também deve ter no mínimo oito dentes naturais na arcada inferior – com um detalhe: não podem faltar caninos e incisivos.

A Guarda Municipal do Rio de Janeiro, que não gravou entrevista, informa que o limite mínimo de dentes é apenas um dos aspectos para avaliar a apresentação pessoal e a saúde dos candidatos dentro de um quadro amplo que inclui formação óssea, coluna cervical, nível de articulação e capacidade física.

Nenhum comentário: