sexta-feira, 28 de setembro de 2007

ABUSO DA AUTORIDADE EM PAULO AFONSO-BA TERMINA EM MORTE DE INOCENTE.




01.04.2004.

Informação dada pelo Jornal Paulo Afonso.

JOVEM MORRE DE IMORRAGIA INTERNA EM PAULO AFONSO LOGO APÓS SER PRESO, ESPANCADO E LEVADO PARA DELEGACIA DE POLÍCIA CIVIL.
O então Capitão Dórea-chefe de comunicação do 20° BPMA.
JPA- o que o 20° batalhão da polícia militar tem a diser do caso do Dorisvaldo?
Cap- Dórea- bem, é um fato lamentável, a versão que nós temos é de que dois rapazes estavam em luta corporal nas procimidades da ponte na entrada da cidade, e foi solicitado uma rádio patrulha, ao chegarmos tentamos apaziguar a situação, onde depois de uma reação inesperada por parte do Dorisvaldo tivemos que algema-lo e de pronto foi conduzido ao D.P. e por está bastante exaltado tentou agredir e resistir a prisão, e ao ser e ao ser colocado e no xadrez, entrou em críse nervosa e se jogou várias vezes contra a grade de detenção aonde veio a se ferir. fato esse que tivemos que levalo ao hospital Paulo Afonso no bairro Tancredo Neves 2, onde foi atendido e retornou a delegacia. vindo a acontecer o fato lamentável que é de conhecimento de todos.
JPA- quais as providências tomadas pelo comando para esclarecer esse fato?
Cap- Dórea- foi designado pela corregedoria de polícia uma comissão composta pelo coronel de Exército João Batista Monteiro Junioracompanhado do delegado especial o SR. Cãndido Vacareza. para elucidaresm esse fato. e além dessa comissão. o coronel Nilton. comandante do 20° B.P.M.P.A. instalou uma cindicância interna para que fosse apurado o fato paralelamente onde o tem. Vagner Ribeiro está presidindo afim de chegarmos a verdadeira versão.
JPA-quantos policiais estão envolvidos neste caso?
Cap- Dórea- são três militares, um sargento e dois soldados.
JPA- como é o comportamento desses militares na corporação?, e se eles já tiveram algum outro tipo de problêma desta natureza?
Cap Dórea-veja. esses policiais sãode um comportamento diria até exemplar, nunca tiveram nenhum tipo de atrito junto a corporação, e isso não impede que depois de apurado os fatos e provando que eles estão envolvidos direto ou indiretamente, eles não venham sofrer as penas cabíveis.
JPA- nesse caso a acusaçãocontra a polícia é de que os policiais usaram a violência e o abuso da autoriade, como é feita a orientação direcionada aos militares na forma de abordagem a tratamentocom o cidadão?
Cap- Dórea- até o momento não foi nada provado de que esses policiais usaram da violência, nosso objetivo e fazer a segurança pública e resguardar a vida do cidadão, enclusive existe o projeto de polícia cidadã onde nós estaremos sempre zelando pela segurança do cidadão.
JPA- segundo a família, o DR. Alexandre que estava de plantão e recebeu o Dorisvaldo no hospital testemunhou que os policiais ao serem orientados pelo mesmo que o Dorisvaldo nessecitava de atendimento médico, inclusive teria que ser enternado frente aos ferimentos e estado físico bastante debilitado. negaram esse direito ao cidadão e contrariando as órdens médicas retornaram com o rapaz para delegacia?
como SR.vêessa atitude?
Cap- Dórea-não consta esse fato no noss relatório, é por isso que estamos fazendo todas as investigações necessárias e ouvindo todas as partes citadas para que possamos chegar a elucidação deste caso.
JPA- uma vez provado o envolvimento desses militares neste caso, quais as penas que eles poderão sofrer?
Cap- Dórea- sendo provado que esses policiais estão ligados a este fato. serão expulsos da polícia e iriram responder judicialmente?
POLIANA IRMÃ DE DORISVALDO.
JPA- Poliana o que aconteceu, na versão dafamília no dia da prisão de Dorisvaldo?
POLIANA- olhe meu irmão presenciou na ponte da entrada da cidade um rapaz tentando se suicidar pulando da ponte, ondemeu irmão tentou empedi-lo de fazer esse ato. foi quando um motoqueiro pedir ajuda no PC-TRAN [barreira policial da pllícia militar que controla a entrada e saída de veículos na cidade] e ao chegar no local os policiais foram logo de encontro ao meu irmão para prendê-lo, então o motoqueiro tentou explicar para eles que Dorisvaldo não teria feito nada e sim prestado um favor. foi quando os policiais se dirigiram ao motoqueiro perguntando de maneira grosseira se ele era alguma autoridade em seguida algermaram o meu irmão e o levaram para delegacia ele debaixo de pancadas e pontapés.

JPA- o Dorisvaldo já tinha passagem pela polícia?

POLIANA- sim, mas por problêma entre família, briga e desentendimento entre irmãos. aproveito prá dizer que foi publicado pelo jornal ´´A Palavra´´ que não nem nuns procurou, inverdades sobre o meu irmão, então já estamos entrando na justiça contra esse jornal despreparado que tentou denegrir o nome de meu irmão e da minha família.

JPA- como você vê essa sindicância para apurar os fatos?

POLIANA- espero que se faça justiça e busque os culpados pela morte do meu irmão, que como hoje foi elee não se tome nenhuma providênciaamanhã poderá ser com um filho de qualquer outro cidadão.

JPA- no estado de óbito de Dorisvaldo, qual a causa morte?

POLIANA- nós temos o atestado dando como causa morte hemorragia interna.

JPA- a família não aceita a versão da polícia, o que vocês esperam que seja feito?

POLIANA- olhe, nós conhecemos bem o nosso irmão e sabemos que muitas inverdades foram ditas. espero que se faça justiça, a versão da polícia é de inocentar os seus integrantes. nós temos fotos do corpo de Dorisvaldo e esta lá prá quem quiser ver o estado que ficou o corpo depois do espancamento, todo cheios de ematomas em locais que a polícia alega já mais ter agredido. acho que seria impossível ele se matar batendo com a cabeça nas grades e aparecer hematomas por todo corpo.

JPA- você acredita que a justiça que vocês tanto clama, esta feita?

POLIANA- nós estamos com um advogadoacompanhando os fatos e levantando testemunhas de grande importância nesse caso, e caso o laudo policial não condisa com a verdade nósprocurar os meios para que se faça justiça, não iremos nuns acomodar enquanto os responsáveis pela morte do meu irmão não paguem pela morte do meu irmão.

ATENÇÃO. o Dorisvaldo tinha acabado de se filiar mebro da igreja evangélica missões novas situada a rua Noé Píres de Carvalho, 63 no centro de Paulo Afonso-Ba, que por sinal é de propriedade do tio do dono deste blogger. e u único motivo de Dorisval ser morto pelos policiais foi porque ele estava oferecendo ajuda ao outro rapaz que tentava cometer o ato de suicídio na ponte da entrada da cidade, o Dorisval convidada o outro rtapaz para conhecer a referida igreja, e dizia ao outro rapaz que ele não merecia tirar a própria vida, que Jesus o amava, e foi aí que os três policiais prenderam o Dorisval a socos e ponta pés, e o levaram a delegacia aonde ele foi morto.

ATENÇÃO. o Cap. Dórea não comanda mais o 20° batalhão da polícia militar de Paulo Afonso-Ba. ele foi comandar outro batalhão de polícia militar de outro município do estado da Bahia, o qual não nuns foi revelado.

ATENÇÃO. a irmã do Dorisvaldo foi ameaçada de morte por policiais ao defender o seu falecido irmão dando entrevista a imprensa local, por conta disto ela foi morar na casa de amigos no Estados Unidos, em local não revelado.

OUVIDORIA RECEBE DENÚNCIA SOBRE CONDUTA POLICIAL.

Cerca de 51$ das reclamações estão relacionadas ao comportmaneto do funcionalismo público. a conduta inadequada do servidor público é objetivo do maior número de denúncias que chegaram á ouvidoria do estado da Bahia, órgão que esta funcionando des de dezembro de 2003.

cerca de 51% das denúncias se referem a esta questão, boa parte dela relacionada ao comportamento de policiais. estas e outras informações foram constatadas através dos dádos estatísticos apresentados, no dia 29 de março de 2004, pelo ouvidor do estado daquela época que era o Edilson Freire. até março de 2004 do total de atendimentos realizados pela ouvidoria, 44% são reclamações, 25% solicitações diversas, 18% denúncias, 10% sugestões, 3% elogios, além da conduta de servidores píblicos, o funcionamento de órgãos públicos estaduais é um dos principais alvos de denúncias da ouvidoria, representando 10% do total. as reclamações são direcionadas á concessão de ebnefícios e aumento salarial[51%], a maioria registrada pelos próprios servidores. a lenta tramição de processos no executivo é reclamada por 14% da população. já as sugestões são dirigidas principalmenta á melhoria da infra- estrutura local[51%] e solicitando melhorias na segurança pública [11]. quanto á orígem dos contatos, a maioria é realizada em Salvador-Ba[60%], seguida pelo interior[ 34%] e até de fora do estado[6%].

órgão acompanha processos.

a ouvidoria funciona apenas como 2° estância para as manifestações do cidadão. a ela devem ser direcionadas, de preferência, as questões que não foram resolvidas pelas instituições do governo do estado. nesses casos,cabe a ouvidoria acompanhar os processos até sua resolução. durante a entrvista, o então ouvidor em exercício da época, Edilson Freire, citou alguns exemplos de serviços prestados pela ouvidoria a população.

segundo Edilson Freire, que em outros tempos assumiu as pastas da administração e educação. as vezes é difícil para um cesretárioou membro do alto escalão do governo ter conhecimento de todos os prblêmas estruturais de sua área de atuação. na época desta entrevista ´´o então governador Paulo Souto criou a ouvidoria para ser uma ponte entre o governo do estado e, assim melhorar a prestação de seus serviços´´. declarou.

LINHA DIRETA.

para entrar em contato com a ouvidoria do estado da Bahia, o cidadão pode utilizar o telefone gratuito 0800-28440011, das 8 as 18hs, ou o fax [0xx71] 3115-6901, que funciona 24 hs por dia. também é possível acionar a ouvidoria através da internet no site. http://www.ouvidoria.ba.gov.br/


Nenhum comentário: