sexta-feira, 28 de setembro de 2007

EXTRAVIO DE ÓRGÃOS HUMANOS EM PAULO AFONSO-BA.-CAPÍTULO N° 1.





01.08.2003.

informação dada pelo extinto Jornal Gazeta da Bahia.

DESRRESPEITO AOS MORTOS E SEUS FAMILIARES.

A maioria dos familiares que tiveram seus antes queridos levados de Paulo Afonso-Ba para autópsia em Feira de Santana-Ba entre 2000 e 2004, solicitaram da secretaria de segurança pública do estado da Bahia medidas imediatas para sanar o referido problêma que se arrastou nas referidas épocas acima. os corpos eram conduzidos para Feira de Santana-Ba pelo então delagado responsável pela segurança de Paulo Afonso-Ba, na alegação de que Paulo Afonso-ba, não tinha um IML prá realizar as autópsias, mas na verdade o referido Bel, se aproveitava mesmo da falta de um IML para durante as autópsias retirarno IML de Feira de Santana-Ba e vender os órgãos humanos dos mortos de Paulo Afonso-Ba aos estudantes de medicina das faculdades de Salvador-Ba.
e assim o preço dos órgãos poderia chegar em até 30.000mil reais.
eram extraviados os seguintes órgãos.
1-coração.
2-rins.
3-olhos.
4-fígado.
5-baço.
6-entestino.
7-pulmões.
8-cérebro.
9-estômago.
10 testículo.

11-últero.


sendo assim os corpos retornavam em estado de putrefação, impossibilitando a condição de seremvelados pelos seus familiares. a população esperava dos secretários[as] de segurança pública e equipes do departamento de polícia técnica, da Bahia das épocas citadas acima maior empenho no sentido de combater esse tipo de críme. afinal, muitas famílias estavam transtornadas por conta dessa situação de derrespeito aos mortos e seus familiares.




PORQUÊ OS MÉDICOS LEGISTAS NÃO ESTAVAM TRABALHANDO NAS REFERIDAS ÉPOCAS ACIMA?

A revolta da população era com a inoperância da polícia técnica que foi designada para trabalhar em Paulo Afonso-Ba. populares atribuiam a culpa, de forma indevida, ao Coordenador Regional de polícia civil, Bel, Celso Beserra e ao delegado Adeilton Pereira. o fato dos corpos estarem sendo conduzidos para o IML de Feira de Santana-Ba, estava deixando a população indignada. a falta de rabecão para transportar os cadáveres, câmara frigorífica e três auxiliares até Feira de Santana-Ba estava emperrando a açãodos legistas. segundo informações do então DR. Celso Bezerra, essa questão competia ao departamento de polícia técnica e secretaria de segurança do estado da Bahia. as medidas que competiam ao coordenador foram tomadas des de o final de 2003, o DPT, por sua vez alegava que nas épocas citadas acima estavm aguardando concurso público para que fossem nomeados auxiliares de enfermagem para Paulo Afonso-Ba. os médicos já se encontravam na área des de 2003, entretanto, faltavam auxiliares, sabia-se que não competia a prefeitura local, porém se ela encontra-se meios de ajudar a polícia civil no final de 2003, os proficionais seriam subimetidos a estágio especializado em Salvador-Ba. ´´apesar do prédio estar pronto no final de 2003, não se tinha nenhuma previsão de quando era que a polícia civil iria estar funcionando a contento. nessecitavam desses ítens e de alguns auxiliares para os legistas. apartir do momento que o departamento de polícia técnica beneficia-se com este aparato, tudo estaria resolvido. a população por sua vez torceu pela vinda imediata desses benefícios´´. comentava o Bel. Celso Bezerra.


Nenhum comentário: