terça-feira, 13 de maio de 2008

O GELO QUE NÃO QUERIA DERRETER.







Sábado , 10 de Maio de 2008



Informação dada pelo Jornal Hoje da TV Globo.



Mistério da natureza



Um fenômeno está deixando intrigados moradores de uma cidade no interior de Mato Grosso do Sul. O gelo, resultado de uma chuva de granizo que caiu há 20 dias, não derreteu até agora.












As pedras de gelo se espalharam em três propriedades de Fátima do Sul, 40 quilômetros de Dourados, no sul do estado. Com a enxurrada foram parar nas partes mais baixas das fazendas misturadas com barro e folhas. Nas árvores ficaram os sinais do estrago provocado pelo granizo.




A chuva de granizo foi há 22 dias e segundo os produtores rurais da região durou meia hora.




Com temperatura em torno dos 25 graus, os agricultores não entendem como o gelo ainda não virou água. Com uma enxada na mão, dona Lia decidiu revirar a terra e surpresa: encontrou mais gelo.




"Continua e vai continuar por mais tempo ainda porque tem muito gelo aqui", diz Lia Oliveira da Silva, produtora rural.




O pesquisador da Embrapa diz que não há registros de situações como esta em Mato Grosso do Sul. Para o cientista, o gelo ainda deve continuar por pelo menos mais duas semanas.




"Alí onde tem muito gelo, a terra e a palha de cana isso criou um ambiente isolado termicamente onde não há troca de calor entre o ambiente externo e o ambiente interno.", diz Cláudio Lazarotto, pesquisador – Embrapa.




http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM825900-7823-N-O+FENOMENO+DO+GELO+QUE+NAO+DERRETE,00.html

30/05/2008 - 21h57

Gelo de chuva de granizo dura mais de um mês em cidade de MS

Moradores de Caarapó estão surpresos com fenômeno.
Fazendas onde estão as pedras de gelo se tornaram escolas ao ar livre.

Em Mato Grosso do Sul, os moradores da cidade de Caarapó estão surpresos com um fenômeno registrado há mais de um mês. O gelo de uma chuva de granizo não derrete.

A chuva ocorreu há 43 dias e provocou perdas no canavial e na plantação de milho. Segundo os moradores, o temporal foi rápido.

Geralmente, quando cai granizo, em 30 minutos as pedras de gelo derretem. Em Caarapó, não foi o que aconteceu. Em algumas fazendas, quase dois meses depois do temporal ainda é possível encontrar muito gelo.

Para o gelo durar tanto tempo seria preciso uma temperatura muito baixa. Porém, nas últimas semanas os termômetros registraram temperaturas de até 30 graus durante o dia.


O Rio Grande do Sul registrou temperaturas típicas de inverno, hoje. A geada cobriu os campos em vários pontos do estado ao amanhecer. A mínima atingiu 1,8ºC negativo na Região Oeste. Na serra gaúcha, para a alegria dos turistas, chegou a nevar um pouquinho, hoje de manhã.

Segundo os pesquisadores da Embrapa, a terra misturada às palhas do milho e da cana formou um isolamento térmico natural.

Agora, o gelo virou atração. As fazendas, onde estão as pedras viraram escolas ao ar livre e atraem alunos de várias regiões da cidade.




Nenhum comentário: